Coordenação

Docente

Glória Diógenes

Nasceu na cidade do Rio de Janeiro. É professora doutora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará, Coordenadora do Laboratório das Juventudes (LAJUS), fundadora e ex-coordenadora do “Projeto Enxame – fazendo arte com gangues e galeras e ex-Secretária de Direitos Humanos da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Realizou uma série de pesquisas (publicadas) sobre a criança e o adolescente: “Meninos e meninas de rua: cenário de Ambigüidades” (1993); “História de Vida de Meninos e Meninas de rua” (1994); “Criança Infeliz” – Exploração Sexual-Comercial de crianças e adolescentes em Fortaleza (1998); “Personagens em foco: esses meninos e meninas moradores de rua” (1998). Organizado por outros autores, tem artigos publicados nos seguintes livros: “Abalando os anos 90: funk e hip hop” (Rocco,1997); “Linguagens da Violência” (Rocco, 2000) e “Violência em Tempo de Globalização” (Hucitec,  1999). “Política e Afetividade” (EDUFBA, 2009); “A Juventude vai ao Cinema” (Autêntica, 2009), Juventude em Pauta: Políticas Públicas no Brasil (Petrópolis/Ação Educativa, 2011), Juventudes Contemporâneas: um mosaico de possibilidades (2011). Em 1998, como resultado de sua tese de doutorado, lança, pela Annablume, o livro “Cartografias da Cultura e da Violência – gangues, galeras e o movimento hip hop”, em 2003, o livro “Itinerários de Corpos Juvenis” (Annablume), em 2004, o livro “Cenas de uma Tecnologia Social: Botando Boneco” (Annablume/SESI/FIEC), em 2008, o livro “Os Sete Sentimentos Capitais: Exploração Sexual Comercial de Crianças e  Adolescentes” (Annablume) e autora do livro e,  em 2010 “ViraVida – uma virada na vida de meninos e meninas no Brasil” (SESI). Em 2010  publicou no livro (In) segurança e Sociedade o artigo “Juventude, Cultura e Violência”. (Fundação Demócrito Rocha). Em 2011, no livro “Juventudes Contemporâneas: um mosaico de possibilidades ” (ED. PUCMINAS)  publica o artigo “Enigmas do medo: Juventude, afeto e violência”, e no livro “Juventude em pauta: políticas públicas no Brasil” (Ed. Peirópolis, Ação Educativa e Fiedrich Ebert Stiftung) o artigo, em  co-autoria com Leonardo Sá, “Juventude e Segurança Pública: ressonâncias e dissonâncias” . Em 2012 pela Revista Sinais  Sociais (SESC), o artigo “Juventude e Violências e políticas públicas no Brasil: tensões entra o instituído e o instituinte”. Foi investigadora visitante do Instituto de Ciências Sociais (Universidade de Lisboa) durante o ano de 2013, na ocasião do Pós-doutorado realizado nesta instituição, com a supervisão do Professor José Machado Pais. É membro fundadora da Rede de pesquisa Luso-brasileira em Artes e Intervenções Urbanas.

Currículo Lattes

Discente

Marcio Fonseca Benevides

Doutorando (bolsista CAPES) e Mestre em Sociologia (CNPq), Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui experiência nas áreas de Ciências Sociais (Sociologia & Antropologia), Filosofia e Comunicação. Concentração em Sociologia: Sociologias especiais – da cultura, da juventude e das emoções. É coordenador discente e pesquisador do Laboratório das Juventudes (LAJUS-UFC), facilitador do Grupo de Estudos Sociedade & Multiplicidade (GESM-UFC) e colaborador do Grupo de Estudos e Pesquisas de Culturas Juvenis (GEPECJU) da Universidade Estadual Vale do Acarau (UEVA). Atua no ensino superior desde 2009 e lecionou nas faculdades: Instituto de Teologia Aplicada (INTA),  Faculdades Nordeste (FANOR-Devry) e Faculdade Cearense (FAC). Participou dos processos de implementação e reconhecimento junto ao Ministério da Educação (MEC) da Faculdade Ari de Sá (FAS), onde atualmente é professor. Desenvolve investigações acerca de: juventudes urbanas; produção, práticas, políticas e economia da cultura; artes (sobretudo a música); tecnologias digitais (internet, games); etnocartografia como método; afetos e ontologia.

Currículo Latteshttp://lattes.cnpq.br/3280842284157484

 

Marcelo da Silva Ribeiro

Mestrando em Sociologia pelo Programa em Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal do Ceará (UFC) com bolsa CNPq de pesquisa.Bacharel em Ciências Sociais pela UFC. Vice-coordenador interino e pesquisador do Laboratório das Juventudes (LAJUS) ligado ao departamento de Ciências Sociais da UFC; membro colaborador do grupo de estudo e pesquisa interdisciplinar Sociedade de Estudos em Esporte (SEE). Tem experiência na área de Sociologia,com ênfase na Sociologia Urbana e com o foco na seguinte temática: futebol e suas dimensões socioculturais.

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/7267847863662943

 

Lara Denise Oliveira Silva

Doutoranda e Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Membro do Laboratório das Juventudes – Lajus da Universidade Federal do Ceará – UFC. Atua nas áreas de Sociologia e Antropologia, especificamente nos temas: cidades, juventudes, cultura e arte urbana.

Palavra-chaves: cidades, intervenção urbana, afetos urbanos.

Currículo Lattes: http://http://lattes.cnpq.br/3892205771767761 


 
Copyright © 2012 - 2018 Laboratório das Juventudes - LAJUS-UFC. Todos os Direitos Reservados.
Av. da Universidade 2532, Centro de Humanas III - UFC - Fortaleza - Ceará