Pesquisadores

Possui pesquisas com concentração em Antropologia Urbana referentes à cidade,culturas juvenis e musicalidades. É Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Sociologia, da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde possui Graduação em Ciências Sociais (2004) e Mestrado em Sociologia, com concentração em Antropologia(2008). Nos anos de 2001 e 2002 foi Monitora nos cursos de Psicologia e História, na disciplina Introdução à Sociologia, sob a supervisão dos profs. Ms. Alberto Magno Avelar, Dr. João Arruda Pontes e Dra. Rejane Vasconcelos. Entre 2002 a 2004 participou como bolsista nas Oficinas de Arte Educação do Projeto Enxame, dentro da pesquisa Territorialidade, violência e juventude: galeras, gangues, academias de Jiu-Jitsu e torcidas de futebol, coordenada pela profª. e orientadora de Graduação Dra. Glória Maria dos Santos Diógenes. Entre 2006 a 2008 atuou na linha de pesquisa Antropologia dos Rituais sob a orientação da profa. Dra. Lea Carvalho Rodrigues. Em ambas as pesquisas, contou com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Dedicou-se entre os anos de 2007 a 2010 à docência na Faculdade Tecnológica Apoena (FTA), Instituto de Ensino Superior Brasileiro (IESB) e Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Lecionou Língua Espanhola em cursos e escolas de nível técnico, História e Relações Humanas em escolas de Ensino Médio em Fortaleza. Atualmente, além de estudante e pesquisadora, participa dos trabalhos de extensão na Associação Cultural Cearense do Rock (ONG). É membro da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) desde 2009. 

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4774019Y1 

 

Mestranda em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC. Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Direitos Humanos. Atua nas temáticas de criança, adolescência, juventude, violência e gênero. Atualmente é pesquisadora do Laboratório de Estudos da Violência – LEV e Laboratório das Juventudes – LAJUS, ambos da UFC.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6734168562583774

 

Graduado em Comunicação Social, com bacharelado na habilitação Publicidade e Propaganda, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Participou do grupo de extensão Liga Experimental de Comunicação. Bolsista de extensão durante 2 anos dos programas radiofônicos “Sem Fronteiras: Plural pela Paz” e “Todos os Sentidos”, ligados à Rádio Universitária FM da UFC. Monografia publicada com temática relacionada à sociologia urbana, futebol e antropologia. Possui interesse em temas como: futebol, torcidas organizadas e violência.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0581276717450500

 

Graduada em Artes (2007) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Pós-graduada em Medologias do Ensino de Artes (2010) pela Universidade Estadual do Ceará. Graduada em Ciências Sociais – Bacharelado (2012) pela Universidade Federal do Ceará. É membro pesquisadora do Laboratório das Juventudes (LAJUS/UFC). Participa do grupo de arte urbana Selo Coletivo de Fortaleza-CE. É pesquisadora e artista plástica, tendo como eixos de pesquisa: cidade, juventude e práticas culturais urbanas, cujo foco é a pixação.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6106021443719965

 

Doutoranda e Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Membro do Laboratório das Juventudes – Lajus da Universidade Federal do Ceará – UFC. Atua nas áreas de Sociologia e Antropologia, especificamente nos temas: cidades, juventudes, cultura e arte urbana.

Palavra-chaves: cidades, intervenção urbana, afetos urbanos.

Currículo Lattes: http://http://lattes.cnpq.br/3892205771767761 

 

Possui graduação em Bacharelado em Ciências Sociais (2007) e Licenciatura em Ciências Sociais (2009) pela Universidade Federal do Ceará. É Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2011). Atualmente é professora substituta do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Estadual do Ceará (UECE), doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC e integrante do Laboratório das Juventudes (LAJUS/UFC). Tem experiência na área de Ciências Sociais, com ênfase em Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: protagonismo juvenil, ensino médio, juventude e escola.

Currículo Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4559694H6

 

Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2013). Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (2010), atuando principalmente nos temas: juventude e políticas públicas. Trabalhou por cinco anos na Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude da Prefeitura de Fortaleza, atuando na área de Elaboração e Acompanhamento de Projetos Sociais para jovens e na elaboração, condução e sistematização de processos participativos como conferências e congressos. Foi membro do Conselho Municipal de Juventude. Compôs a equipe de coordenação das pesquisas: Retratos da Fortaleza Jovem (2006); Avaliação do Projovem Urbano de Fortaleza (2011) e Jovens e Violência: Diagnóstico Participativo no município de Itaitinga (2012). Atualmente é pesquisadora do Laboratório das Juventudes – LAJUS da Universidade Federal do Ceará, coordenadora administrativa em âmbito local do projeto Portal Ensino Médio EMdiálogo – Articulando redes de universidades com o Ensino Médio Inovador e professora tutora do Instituto UFC Virtual.

Currículo Lattes:  http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4211078U6

 

Cientista Social (2014), Mestre em Comunicação (2016) pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e DJ, atua em pesquisas direcionadas às juventudes e suas sociabilidades no campo musical. Pesquisador do Laboratório das Artes e das Juventudes (Lajus-UFC), sua monografia aborda a construção da identidade dos DJs de Música Eletrônica na cidade de Fortaleza, CE. Atuou como bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) entre 2009 e 2014, na produção de projetos de extensão direcionados à educação política, fortalecendo a pesquisa, o ensino e a extensão. Em 2015, atuou como Educador Social na Secretaria de Assistências Social e Cidadania de Maracanaú, CE, produzindo atividades coletivas tanto para jovens quanto para adultos. No Mestrado em Comunicação, teve a oportunidade de pesquisar a construção da carreira dos DJs através da busca por reconhecimento e consagração, bem como suas implicações nos veículos de comunicação.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4450842H1

 

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (2011). Atualmente é Assessor Técnico de Projetos da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência – PIBID. Tem experiência de pesquisa nas temáticas “juventude” e “participação política”.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0942630449629394

 

Graduanda em Ciências Sociais na Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Antropologia Urbana com enfoque no estudo de agrupamentos juvenis. Atualmente se dedica à compreensão de práticas de segmentos góticos na cidade de Fortaleza, onde, através da participação de eventos do meio, pretende apreender as experiências e cosmovisões que dinamizam as performances desses sujeitos. Essa temática abrange ainda um esforço maior no que refere ao conhecimento acerca das diversidades culturais que permeiam o meio urbano e, mais especificamente, no âmbito das juventudes.

Currículo Latteshttp://lattes.cnpq.br/6452486440739242

 

Virzângela Paula Sandy Mendes

Doutoranda do Programa de doutorado em Sociologia da Universidade Federal do Ceará. É mestre em Políticas Públicas e Sociedade, do Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade, da Universidade Estadual do Ceará. Defendeu a dissertação “Os projetos de vida da juventude do Perímetro Curu-Paraipaba: entre o sonho e a realidade. Possui graduação em SERVIÇO SOCIAL pela Universidade Estadual do Ceará (1997). Atualmente é coordenadora do Curso de Serviço Social da Faculdade Ratio, professora da Faculdades Cearenses (FaC), ministrando as disciplinas de Serviço Social e Processos de Trabalho e Políticas Sociais Setoriais. Atuo também como pesquisadora nos seguintes temas: agricultura familiar, cidadania, juventude rural, gênero, sustentabilidade, perímetro irrigado, espaço rural e trabalho. Participei da coordenação do Território da Cidadania dos Vales do Curu e Aracatiaçu e da Rede Estadual dos Colegiados Territoriais.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0778275684858887

 

 

 
Copyright © 2012 - 2018 Laboratório das Juventudes - LAJUS-UFC. Todos os Direitos Reservados.
Av. da Universidade 2532, Centro de Humanas III - UFC - Fortaleza - Ceará