Sobre o LAJUS

Laboratório das Artes e das Juventudes (LAJUS) da Universidade Federal do Ceará foi criado em março de 2012. Seu objetivo é promover e potencializar redes de trocas e encontros entre vias múltiplas de pesquisa e ações na esfera governamental e não-governamental no continente das experiências juvenis.

O LAJUS tem como propósito subsidiar diálogos e diminuir distâncias entre o âmbito acadêmico, os mundos de vida, estreitando laços entre narradores e pesquisadores. Pretende-se não apenas qualificar e contribuir para a formação de políticas públicas de juventudes, como também construir um território móvel de redes juvenis organizadas e não organizadas para debates de pensamentos e experiências.

Com essa iniciativa pretende-se promover a articulação institucional entre universidades, instituições, observatórios, núcleos e laboratórios que têm atuação no campo das juventudes, de modo a identificar a pluralidade de temas de pesquisas neste campo e potencializar iniciativas em nível teórico e metodológico de articulação entre os diversos atores que atum nessas esferas.

Provavelmente, as iniciativas do LAJUS tanto requalificarão a natureza das reflexões e pesquisas acadêmicas, como possibilitará a transposição de segmentações e fronteiras entre saberes e práticas.

 

Objetivos 

– Congregar professores, pesquisadores, alunos da graduação, do mestrado e do doutorado, que atuam e desenvolvem investigações dentro dessa campo temático, e formar uma Rede em torno dessa temática.

– Promover encontros sistemáticos de estudo e reflexão sobre o tema com alunos da UFC, congregando outros Centros e Departamentos dessa Universidade.

– Organizar publicações que deem visibilidade as produções do corpo docente e discente das pesquisas desenvolvidas nesse campo de pesquisa dentro do Departamento da UFC, ampliando, se possível, para o Centro de Humanidades.

– Organizar Encontros que tentem congregar tanto estudiosos e pesquisadores como atores e sujeitos de movimentos de juventude. Desse modo, diminuir a distância entre ação e reflexão.

– Organizar Simpósios entre pesquisadores de atuação nacional e internacional no campo de pesquisas e juventude.

– Identificar o “estado da arte” da produção de monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado no campo das juventudes dentro do Departamento de Ciências Sociais da UFC e, se possível, ampliar para o Centro de Humanidades.

– Promover a articulação institucional entre Universidades através de observatórios, núcleos e laboratórios atuação no campo das juventudes.

– Dialogar com políticas públicas desenvolvidas no campo da juventude.

 
Copyright © 2012 - 2018 Laboratório das Juventudes - LAJUS-UFC. Todos os Direitos Reservados.
Av. da Universidade 2532, Centro de Humanas III - UFC - Fortaleza - Ceará