Projeto Fortaleza Cromática

O projeto Fortaleza Cromática busca identificar trajetórias e circuitos de artistas urbanos em Fortaleza. Trata-se de uma pesquisa desenvolvida pelo Laboratório das Artes e das Juventude-Lajus da Universidade Federal do Ceará, coordenada pela pesquisadora de produtividade do CNPQ, professora Glória Diógenes.

O objetivo da investigação é produzir um mapeamento relativo aos coletivos de arte que intervêm na cidade. Apresentaremos aqui no Instagram e no Tumblr, periodicamente, os coletivos de artes de rua já pesquisados, suas histórias, seus atores e trajetórias, suas estéticas e temáticas, o mapa móvel de suas intervenções na cidade e alguns dos desafios enfrentados por eles em tempos de pandemia.

O material até então coletado e organizado será partilhado, promovendo livre acesso aos resultados da pesquisa. Cria-se assim, uma pesquisa aberta, podendo ser complementada em “tempo real”, acrescida de novas informações, imagens e opiniões. Reaplicaremos um tipo de metodologia já experimentada pela coordenadora em 2013, na pesquisa feita sobre Artes de Rua em Lisboa. Uma metodologia que acaba por entreabrir, como disse Machado Pais, portas de passagem e ampliar os olhares e gestos que fazem cidade.

🎨 Você também é parte das Telas, Palavras e Riscos desse quadro em movimento. Venha pintar com a gente a Fortaleza Cromática! 🎨

Siga o projeto no Instagram e no blog.