Pesquisadores

Abda de Souza Medeiros

É Antropóloga com pesquisas referentes às Cidades, Corporalidades, Culturas Juvenis, Musicalidades, aos Rituais, à Performance e ao Mercado. Pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Graduou-se em Ciências Sociais (2000-2004) e foi orientada pela profa. Dra. Glória Maria dos Santos Diógenes, Cursou Mestrado em Sociologia com concentração em Antropologia dos Rituais, Dramas e Performance (2006-2008) e possui Doutorado em Sociologia (2010-2014), focado em Antropologia Econômica; em ambas as etapas teve a orientação da profa. Dra. Lea Carvalho Rodrigues. Cursou Antropologia Urbana no Programa de Pós Graduação em Antropologia Social, Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAS-MN), sob a responsabilidade do Dr. Gilberto Alves Velho (In Memorian). Em todas essas etapas de estudos, contou com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Currículo Lattes


Alice Dote

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Desde 2016, pesquisadora do grupo de pesquisa “Comunicação e Cultura”, ligado ao LABCON – Laboratório de Estudos sobre o Contemporâneo, certificado pelo CNPq (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3639713827642939). Co-criadora do projeto Narrativas Possíveis.

Currículo Lattes


Francimara Carneiro Araújo

Doutoranda em Sociologia- UFC. Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (2010) e Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Atuou como Assistente Social do Centro de Referência em Direitos Humanos – CRDH Semiárido – RN. Atualmente é membro da Coordenação Colegiada do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente – CEDECA Ceará. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Direitos Humanos. Atua nas temáticas de criança, adolescência, juventude e violência.

Currículo Lattes


Joaquim Sobreira Filho

Graduado em Comunicação Social, com bacharelado na habilitação Publicidade e Propaganda, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Sociologia também pela UFC. Participou dos grupos de pesquisa Sociedade de Estudos em Esporte e LAJUS (Laboratório da Artes e Juventudes) como pesquisador. Tem experiência em áreas relacionadas a temáticas de antropologia do futebol, rituais e performance.

Currículo Lattes


Juliana Almeida Chagas

Graduada em Artes (2007) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Pós-graduada em Medologias do Ensino de Artes (2010) pela Universidade Estadual do Ceará. Graduada em Ciências Sociais – Bacharelado (2012) pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2015). Membro pesquisadora do Laboratório das Juventudes (LAJUS/UFC). Participa do grupo de arte urbana Selo Coletivo de Fortaleza-CE. É artista plástica, ilustradora, professora e pesquisadora, tendo como principais eixos de pesquisa: cidade, juventude e artes urbanas.

Currículo Lattes


Lara Denise Oliveira Silva

Doutoranda e Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Membro do Laboratório das Juventudes – Lajus da Universidade Federal do Ceará – UFC. Atua nas áreas de Sociologia e Antropologia, especificamente nos temas: cidades, juventudes, cultura e arte urbana.

Currículo Lattes


Marcelo da Silva Ribeiro

Doutorando em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará (PPGS-UFC).Mestre em Sociologia pelo PPGS/UFC (bolsista CNPq) e graduação em Ciências Sociais pela mesma instituição. Pesquisador vinculado ao Laboratório de Estudos da Violência (LEV), ligado ao Departamento de Ciências Sociais da UFC.Pesquisador integrante do grupo de pesquisa do CNPq, Violência, Poder e Cidadania – vinculado ao LEV, e do Núcleo de Estudos em Política e Conflitos Sociais (NUPOCS) da Universidade Federal do Amapá(UNIFAP). Possui experiências em pesquisas com interfaces socioantropológicas, concentradas nas áreas da Sociologia e Antropologia Urbana. Recentemente desenvolveu trabalhados voltados ao universo das tecno-sociabilidades, com abordagens focadas entre a relação homem/máquina no contexto das sociabilidades digitais e nas novas metodologias de pesquisa qualitativa para os estudos da e na Internet. Atualmente, vem desenvolvendo trabalhos na área da Sociologia da violência e conflitualidades, Segurança Pública e o usos de novas tecnologia.

Currículo Lattes


Márcio Fonseca Benevides

Bacharel em Comunicação Social/Publicidade & Propaganda pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Doutor e Mestre em Sociologia pela mesma Instituição. Possui experiência nas áreas de Comunicação Social, Sociologia, Filosofia e Música. Docente do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7), nos Cursos de Publicidade & Propaganda e Jornalismo. Desenvolve investigações e orientações acerca de: juventudes; urbanidades; produção cultural; artes (sobretudo música; cinema, quadrinhos, lutas); tecnologias digitais (internet, games); afetos; inovação e humor. É também músico, compositor e multi instrumentista. Curador do Arkham (Sebo Online e Consultoria Acadêmica): @arkhamseboonline.


Juliana Almeida Chagas

Graduada em Artes (2007) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Pós-graduada em Medologias do Ensino de Artes (2010) pela Universidade Estadual do Ceará. Graduada em Ciências Sociais – Bacharelado (2012) pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2015). Membro pesquisadora do Laboratório das Juventudes (LAJUS/UFC). Participa do grupo de arte urbana Selo Coletivo de Fortaleza-CE. É artista plástica, ilustradora, professora e pesquisadora, tendo como principais eixos de pesquisa: cidade, juventude e artes urbanas.

Currículo Lattes


Maria Alda de Sousa

Possui Bacharelado (2007) e Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (2009), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2011) e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2016), com a pesquisa: Juventudes e Ensino Médio: Transições, Trajetórias e Projetos de Futuro. É professora Adjunta no nível 1 da Classe A da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB/CE), vinculada ao Instituto de Humanidades (IH), curso de Licenciatura em Sociologia. Ministra as disciplinas Sociologia da Educação e Prática do Ensino de Sociologia. Coordena atualmente o projeto de pesquisa sobre Metodologias de Ensino e Experiências de Protagonismo Estudantil (PIBIC/UNILAB – 2018-2019). É colaboradora do Laboratório de Ensino e Práticas Sociais (LAPRATICAS/UECE), junto a linha de pesquisa/extensão Educação, Gênero e Relações Étnico- Raciais. Integra o Laboratório das Artes e das Juventudes (LAJUS/UFC). Tem experiência na área de Ciências Sociais, com ênfase em Sociologia e Educação, atuando em temas como Juventudes, Cultura escolar, Ensino médio, Trajetórias de vida, políticas públicas.

Currículo Lattes


Natália Ilka Morais Nascimento

Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2013). Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (2010), atuando principalmente nos temas: juventude e políticas públicas. Trabalhou por cinco anos na Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude da Prefeitura de Fortaleza, atuando na área de Elaboração e Acompanhamento de Projetos Sociais para jovens e na elaboração, condução e sistematização de processos participativos como conferências e congressos. Foi membro do Conselho Municipal de Juventude. Compôs a equipe de coordenação das pesquisas: Retratos da Fortaleza Jovem (2006); Avaliação do Projovem Urbano de Fortaleza (2011) e Jovens e Violência: Diagnóstico Participativo no município de Itaitinga (2012). Foi coordenadora administrativa em âmbito local do projeto Portal Ensino Médio EMdiálogo – Articulando redes de universidades com o Ensino Médio Inovador e professora tutora do Instituto UFC Virtual. Atualmente é servidora pública do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA.

Currículo Lattes


Rafael Silveira de Aguiar

Cientista Social (2014), Mestre em Comunicação (2016) pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e DJ, atua em pesquisas direcionadas às juventudes e suas sociabilidades no campo musical. Pesquisador do Laboratório das Artes e das Juventudes (Lajus-UFC). Sua monografia aborda a construção da identidade dos DJs de Música Eletrônica na cidade de Fortaleza, CE. Atuou como bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) entre 2009 e 2014, na produção de projetos de extensão direcionados à educação política, fortalecendo a pesquisa, o ensino e a extensão. Em 2015, atuou como Educador Social na Secretaria de Assistências Social e Cidadania de Maracanaú, CE, produzindo atividades coletivas tanto para jovens quanto para adultos. No Mestrado em Comunicação, teve a oportunidade de pesquisar a construção da carreira dos DJs através da busca por reconhecimento e consagração, bem como suas implicações nos veículos de comunicação.

Currículo Lattes


Régis Wendel Gomes Miranda

Cientista social graduado em Ciências Sociais na modalidade Bacharelado pela Universidade Federal do Ceará (2011), mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia na Universidade Federal do Ceará (2015), graduado em Ciências Sociais na modalidade Licenciatura pela Universidade Federal do Ceará (2017) e graduando em Direito na Uninassau. Trabalhou na Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude da Prefeitura Municipal de Fortaleza, foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência – PIBID e foi articulador da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude do Governo do Estado do Ceará. Tem experiência de pesquisa nas temáticas “juventude”, “participação política” e “educação”.

Currículo Lattes


Sandra Stephanie Holanda Ponte Ribeiro

Stephanie Ribeiro é antropóloga com pesquisas sobre juventude, cidade, performance e subjetividade. Possui Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (2012) e Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2016). É membro da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) desde 2014. Em 2012, integrou-se ao Laboratório das Artes e das Juventudes (LAJUS/UFC). Entre 2011 a 2012, foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/UFC), participando da pesquisa intitulada Juventude, cidades e redes sociais na internet, coordenada pela profa. Dra. Glória Maria dos Santos Diógenes. Em 2015, realizou Estágio em Docência na disciplina Práticas Etnográficas: Artes e Cidade do curso de Graduação em Ciências Sociais da UFC.

Currículo Lattes


Virzângela Paula Sandy Mendes

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará, defendendo a tese: “Trajetória de Jovens do Perímetro Cru-Paraipaba: histórias de rupturas e continuidades ao longo de gerações”. É mestre em Políticas Públicas e Sociedade, do Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade, da Universidade Estadual do Ceará. Defendeu a dissertação “Os projetos de vida da juventude do Perímetro Curu-Paraipaba: entre o sonho e a realidade. Possui graduação em SERVIÇO SOCIAL pela Universidade Estadual do Ceará (1997). Atualmente é professora convidada do mestrado acadêmico em Serviço Social e Sociedade (MASS), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), coordenadora do Curso de Serviço Social da Faculdade Ratio, docente do curso de Serviço Social da Faculdade Ratio ministrando as disciplinas de Serviço Social e Saúde, Movimentos Sociais, estágio supervisionado em Serviço Social, Sociedade e envelhecimento e Orientação de TCC, professora da Faculdades Cearenses (FaC), ministrando as disciplinas de Questão Social no Ceará, Questão Social no Brasil e Políticas Sociais, Pesquisa, Fundamentos de TCC, Serviço Social e Processos de Trabalho. Atuou como professora do curso de Serviço Social da Terra (PRONERA/UECE), ministrando as disciplinas de fundamentos de TCC, pesquisa aplicada e orientações de TCC. É membro do Laboratório das Artes e das Juventudes (LAJUS). Atuo também como pesquisadora nos seguintes temas: agricultura familiar, cidadania, juventude rural, gênero, sustentabilidade, perímetro irrigado, espaço rural e trabalho. Participei da coordenação do Território da Cidadania dos Vales do Curu e Aracatiaçu e da Rede Estadual dos Colegiados Territoriais.

Currículo Lattes

Deixe uma resposta