Bibliografia Lajus: Antropologia do devir: psicofármacos – abandono social – desejo, João Biehl

Mais uma semana começando com uma indicação da nossa #bibliografiaLajus! O texto de hoje é ” Antropologia do devir: psicofármacos – abandono social – desejo” do antropólogo João Biehl.

Nele, o autor traz uma discussão sobre a “farmaceuticalização” da saúde mental no Brasil e os efeitos coletareis sociais e subjetivos resultantes dessa realidade em contextos urbanos de baixa renda. No artigo, Biehl traz a história de Catarina, uma jovem mulher abandonada, e como o uso psicofármacos, identidade e escrita se misturam.

“Deprimida, Catarina saía, às vezes, a perambular pela cidade. Seu marido acionou os contatos que tinha na prefeitura e fez com que apolícia a procurasse: ‘Eles tiveram que algemá-la… e na sala de emer-gência lhe deram injeções e ela se acalmou’, ele me contou. Isso aconte-ceu algumas vezes e foi aí que Nilson decidiu interná-la em Porto Alegre.1992 foi um ano turbulento. Catarina deu à luz prematuramente suaterceira criança, Ana. A maior parte das internações aconteceu entre 1992 e 1994, quando o casal já não vivia mais junto.”

Para acessar o texto completo é só clicar aqui.

Boa semana! ?