Na próxima quinta-feira (21), damos continuidade ao conjunto de encontros do (Des)conversando 2021.2: “Cidade, artes e ruínas”. As reuniões m têm como premissa a reflexão sobre como a arte e outras áreas de conhecimento estão elaborando as questões da memória e as constantes demolições, físicas e simbólicas, de paisagens da cidade.
No segundo encontro, traremos “O caso do Farol do Mucuripe”. Construído entre os anos de 1840 a 1846, no bairro Serviluz, a edificação é uma das mais antigas e icônicas de Fortaleza. Mesmo protegida pelo Tombo Estadual desde 1983, é continuamente deteriorada sem medidas de restauração. Em julho desse ano, o Farol voltou a chamar a atenção da mídia e da população geral após a queda de sua “coroa” (parte superior da construção).
Contaremos com a presença da pesquisadora Deisimer Gorczevski (@deisimergorczevski), coordenadora do Laboratorio Artes e Micropolíticas Urbanas | Rurais vinculado a Universidade Federal do Ceará (LAMUR | UFC) [@lamur.ufc].
Do Guia de Turismo Cultural, Diêgo di Paula (@diegodomucuripe), fundador do projeto de história e memória, o Acervo Mucuripe (@acervomucuripe).
E do artista urbano Wryel Mad (@wryelmad), membro da NK Crew (@_nkcrew) e do Coletivo Servilost (@servilost).
Para a mediação, contaremos com as lajusianas Lara Denise (@laradenisesilva) e Virzângela Sandy (@virzangela).
A reunião começará às 19h, via Google Meet. O link será divulgado algumas horas antes aqui no nosso perfil.
Esperamos vocês! ❤️